top of page

Proposta Pedagógica

Reconhecemos que a escuta e o olhar aos processos investigativos de cada criança em suas infinitas possibilidades é premissa.

A investigação incessante e criativa na construção de aprendizagem de cada criança ocorre desde seu nascimento, e proporcionamos contextos diversos a fim de fortalecê-la e enriquecê-la.​
 
Na Cerejeira a criança é vista como protagonista de seus processos, sendo produtora de cultura, comunicativa, autêntica e criadora de hipóteses. Os materiais, espaços, tempo e contextos permeiam essa visão e concepção da ciência do cotidiano.​
 
A descoberta por meio do brincar é relacionar-se, sendo as crianças capazes de produzir conhecimento através de experiências, utilizando o corpo, a alma e a consciência em seus percursos. E são nestes contextos vividos que a criança percebe, modifica e amplia o mundo ao seu redor, no qual os detalhes fazem diferença, as ações dizem coisas e o encantamento é fonte.

IMG-20240122-WA1469.jpg

Acolhimento

A escola manifesta-se como um ambiente capaz de acolher a diversidade e de promover as potencialidades das crianças.

Referimo-nos a acolhimento como uma postura de vida que vai além de uma atitude pontual voltada apenas aos primeiros dias da vida escolar, embora nesses momentos seja fundamental oferecer tempo e espaço para que elas possam sentir a continuidade entre a vida familiar e escolar e encontrar seu próprio modo de ser na escola.
 
O acolhimento inspira a confiança que temos nos potenciais das crianças e a consciência de que, para o desenvolvimento, é necessário o apoio do educador.

Acolhimento é a escolha de estar ao lado das crianças, uma atitude permanente de disponibilidade para encontrar- se com cada uma delas, para conhecê-las.
 
Acolher implica um fazer motivado para a criança, uma escuta ativa e atenta de busca por reconhecer e valorizar suas ideias. A escuta é um processo contínuo que alimenta uma abertura em direção a si e ao outro; é condição indispensável para o diálogo e a mudança.

Pedagogia dos Projetos

A Pedagogia dos Projetos é e sempre foi o centro da nossa organização didática, no qual as crianças são as protagonistas de seus processos de aprendizagem por meio de experiências. Com a orientação de um tema gerador e provocador de investigações, no sentido de despertar seus interesses e investigações, solidificamos nossos pilares estruturantes: Sustentabilidade, Diversidade, Antirracismo e Meio Ambiente.

A escolha dos temas geradores vai ao encontro da cultura brasileira, na intenção de que todo o núcleo escolar pesquise diferentes desdobramentos com vieses históricos, artísticos, tecnológicos, patrimoniais, linguísticos, organizacionais, científicos, de manifestações, especificidades e identidade.

Os temas são abordados e discutidos durante o período de planejamento pedagógico da equipe, ao qual são desenvolvidos linhas de pesquisa, campos de experiências, projetações e movimentos que constituirão o currículo.

10

Intencionalidades nos Ambientes

A Cerejeira promove bem-estar e aprendizagem por meio do cuidado dos ambientes, da disposição dos espaços e da condução atenciosa da rotina do cotidiano.

Os ambientes são pensados e organizados de forma interligada, aos quais favorecem interações, explorações, autonomia, curiosidade, comunicação e, principalmente, se caracterizam como propiciador de convivência e pesquisas.
 
O ambiente interage, modifica-se e toma forma de acordo com os projetos e experiências de aprendizado, em constante relação entre a organização estética, escolhas pedagógicas e interesses investigativos.

Sendo assim, o espaço é aquele que narra a história de crianças e adultos como pertencimentos, tornando-se convidativo à viver com serenidade, segurança e qualidade.

Contextos de Investigação

Com os processos de acolhimento sendo constituídos no ambiente escolar, gradualmente é possível observar quais interesses, indagações e pesquisas de cada criança, e os contextos investigativos são peças chaves para dar o leme de seus transcursos. Ou seja, de encontrar possibilidades de expressar-se e atuar como protagonista em um fluxo orgânico entre tempo, diálogos, espaço, matéria e conexões.
 
Tais contextos são planejados ao desígnio de intuir ressonância às curiosidades, pesquisas, teorias e descobertas vindas das crianças, as quais possam sentir-se respeitadas e legitimadas, compreendendo o valor de suas ações e senso de pertencimento à Cerejeira.
 
Nutrir de forma coerente ao modo como brincam, como percebem a si mesmas e ao outro, como contemplam o mundo ao seu redor, como se relacionam, como possuem percepções e sentidos singulares, é imprescindível para que possam vivenciar, sentir, imaginar, pensar, contemplar e apropriar-se de suas potências.

9
8
7

Sessões e
Pequenos Grupos

Naturalmente, através da convivência diária, as crianças organizam-se em pequenos grupos, seja por afinidade, seja por confluência de interesses. Tais relações entre pares possibilitam a partilha, a empatia, o desenvolvimento emocional, pesquisas, gestos, olhares.

Estes aspectos exigem a escuta ativa do educador para o planejamento do projeto pedagógico e sessões.
 
Portanto, a sessão é voltada para pequenos grupos de crianças em um espaço físico planejado pelos educadores, de acordo com o projeto desenvolvido, sem que haja determinação de tempo.

As sessões são um conjunto de possibilidades no percurso de aprendizagem das crianças, na qual são capazes de criarem novas relações, novas perspectivas de mundo, além de darem novos sentidos às suas ações.

Logo.png

+55 11 3675-9456

+55 11 95089-9456

atelie@ateliecerejeira.com.br

R. Urbanizadora 252

01252-040 • Sumaré • São Paulo

Entre em contato!

Em breve retornaremos o contato!

R. Urbanizadora, 252 • 01252-040 • Sumaré • São Paulo

Horário de funcionamento: 2ª à 6ª feira • 07:00 às 19:00

Períodos: Meio período, Intermediário e Integral • Atendemos crianças de 0 à 6 anos

© 2023 by STEM Camp. Proudly created with Wix.com

bottom of page