top of page



Sobre Nós e Nossa Inspiração
Somos uma Escola de Educação Infantil com Proposta Pedagógica Sócio Construtivista, inspirada na abordagem educacional das escolas de Reggio Emilia e da pediatra húngara Emmi Pikler.
Possibilitar que as crianças expressem-se em suas múltiplas linguagens, construam aprendizagens por meio do brincar livre, tenham voz e sejam ouvidas, integram significativamente as intenções inspiradas.​
Cultivamos o potencial de cada criança através da exploração, vivências, criatividade e interações significativas, por acreditarmos que cada criança é única e capaz.​
Nossos ambientes são pensados e organizados como intenção para propiciar relações carregadas de significados, constituições de vínculos e afetos. Pesquisas e explorações são traçadas e conquistadas nos ambientes de maneira autônoma e protagonizadas pelas ações, despertando a curiosidade e a descoberta, sendo fortalecidos através do diálogo, da exploração de materiais e expressões artísticas.
“A Educação não é para mudar o mundo, e sim as pessoas.
As pessoas que mudam o mundo.”
Paulo Freire

A Cerejeira é alicerçada em pilares que atravessam todos os seres humanos, com o objetivo de promover debate e reflexão cada vez mais fluídos e amadurecidos em nossa sociedade, são eles:
-
Sustentabilidade
Acreditamos que a Educação para a Sustentabilidade é um tema que remete a questões complexas e multidimensionais, atravessando por todas as áreas do conhecimento. Nossa intenção é pensar e praticar essa abordagem para toda a comunidade, trazendo referências, experiências, temas e projetos de forma reflexiva e responsável. Durante o percurso escolar trazemos o tema para que a comunidade e as crianças tenham oportunidades de convivência e práticas do dia a dia para a construção de habilidades, conhecimentos, tomadas de decisões e exercício da cidadania nos tempos atuais e futuros.
​
-
Diversidade​
Cada criança é única e capaz. E cada uma delas tem suas preferências, suas linguagens e suas potências. O nosso papel, enquanto escola, é criar ambiente e contexto propícios para que aprendamos com a riqueza da diversidade, e por isso não há razão para afirmar que apenas determinadas crianças precisam ser incluídas. Pensamos que o conceito de “escola inclusiva” reforça mais a exclusão do que a inclusão. Acolhemos, não como escola inclusiva, mas sim como escola. Possibilitamos que cada um pertencente ao nosso chão se reconheça e seja reconhecido em todos os seus sentidos, ou seja, em sua totalidade. Por meio de experiências vividas, inspiramos por uma educação mais humana, empática, democrática e sensível.
​
-
Antirracismo
O respeito à diversidade na escola é um dos fundamentos para formar pessoas dignas, íntegras e justas, sendo assim buscamos incluir a pauta da diversidade étnico-racial em nossos ambientes, contextos investigativos e projetos propostos. Com o objetivo de aumentar a sensibilidade para essas questões, realizamos também, encontros e reflexões sobre essa temática com toda a equipe escolar. Ao abraçar a diversidade e promover as pautas e relações na escola, formamos pessoas mais abertas ás pluralidades presentes na nossa sociedade.
​
-
Meio Ambiente
Todas as formas de vida no planeta estão conectadas e é fundamental que, desde os primeiros anos de vida, a criança compreenda a importância do equilíbrio e da relação respeitosa com todos os seres da Terra. O pilar do meio ambiente atravessa todas as propostas e ações da escola, desde os materiais utilizados até a alimentação e a concepção do ambiente.
​Inspirado neste pensamento que a nossa escola está em contínua construção, como um organismo vivo que busca reflexões e diálogos participativos.
Despertar nas crianças princípios que sejam a base para formar pessoas dignas, íntegras e justas é um de nossos princípios. Acreditamos que valores como humildade, honestidade, respeito e solidariedade são capazes de transformar nossa sociedade.​
Nossos valores mostram, acima de tudo, que buscamos a essência humana e o resgate daquilo que julgamos ser essencial para qualquer ser humano: a formação de seu caráter, que está diretamente ligado aos valores vivenciados e aos sentidos construídos desde os primeiros anos de vida.



Ser um espaço propiciador de relações, acolhimento, potências, tempos e significados, ou seja, uma escola viva. Viva de investigações, linguagens expressivas diversas e de coletivos formados por seres únicos.
​
Acreditamos na generosidade e nas intervenções singulares, sendo eles que formam indivíduos que respeitam o próximo, o lugar onde vivem e a cultura que habitam. Um espaço contemplado por diálogos formativos, com um currículo centrado aos quais vivem e sentem o pulsar do quintal da infância.
bottom of page